Sete governadores anunciam "Consórcio da Paz" após operação no Rio

Parceria tem como finalidade combater o crime organizado

Pedro Lacerda – Repórter da Rádio Nacional

31/10/2025 - 09:09

Brasília

Rio de Janeiro (RJ), 30/10/2025 - Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, durante reunião com governadores para tratar sobre ações da Operação Policial Contenção. Foto: Governo do RJ/Divulgação

© Governo do RJ/Divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, nesta quinta-feira (30/10), a formação de um consórcio entre estados na área da segurança pública para combater o crime organizado.

Batizado de ‘Consórcio da Paz’, o grupo vai reunir os governadores de Minas Gerais; Santa Catarina; Goiás; Mato Grosso do Sul; e São Paulo, além do Distrito Federal.

Segundo Castro, o objetivo é integrar forças de segurança e equipes de inteligência estaduais.

“Faremos um consórcio entre estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo.” 

A sede do consórcio será no do Rio de Janeiro, segundo os governadores. Também nessa quinta-feira, o presidente Lula sancionou a lei que torna crime obstruir o combate ao crime organizado. A norma ainda amplia a proteção pessoal de autoridades e agentes públicos.

Na quarta-feira (29/10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciaram uma parceria entre os governos estadual e federal para combater as facções, com a criação de um escritório emergencial para o enfrentamento ao crime organizado.
 

Edição:

Sheily Noleto / Rilton Pimentel

consórcio da pazSegurança PúblicaCrime OrganizadoOperação Contenção18ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Um novo conceito em adoração.